SERGIPE É O PRIMEIRO ESTADO NORDESTINO NO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA – SNC NO


 Com o objetivo de integrar, estimular e descentralizar o desenvolvimento cultural no Brasil surgiu o Sistema Nacional de Cultura (SNC), um mecanismo que visa, acima de tudo, garantir que determinados projetos continuem a ser executados, mesmo com a alternância de comando no poder público.

Este sistema está sendo implantado em todo o país e já atua em 747 municípios e 15 estados da federação. A boa notícia é que nesta terça-feira, 20, Sergipe foi oficialmente inserido neste processo, através da publicação da portaria do Acordo de Cooperação do MinC, no Diário Oficial da União (DOU).

“Fomos o quarto estado a solicitar a adesão ao sistema, em junho deste ano. Agora, somos o primeiro estado do Nordeste a aderir oficialmente ao SNC. Isso muitos nos orgulha e demonstra o quanto Sergipe está atento as necessidades da política cultural do país”, frisa a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.

Sistemas municipais
No momento, 8% dos municípios sergipanos estão no SNC, mas este número está prestes a crescer, graças ao esforço da Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe (Secult), que tem buscado uma completa integração com os municípios para todos eles possam criar seus Sistemas Municipais de Cultura e consequentemente auxiliar no desenvolvimento do Sistema Estadual.

“Temos um número ainda tímido de municípios aderindo ao SNC, mas há um compromisso nosso, em avançar nessa questão. Vamos cada vez mais buscar uma maior articulação com prefeitos e gestores municipais da Cultura, para que Sergipe possa se beneficiar deste sistema e atrair mais recursos para desenvolver a nossa cultura”, completa Eloísa Galdino.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s