12 DE DEZEMBRO É FERIADO MUNICIPAL DE DIA DO EVANGÉLICO NA CIDADE DE UMBAÚBA-SE.

O Brasil é um país famoso por vários motivos: carnaval, futebol, sol e prais entre outras, mais uma coisa que chama bastante atenção em nosso grande país é a também grande quantidade de feriados. Existem basicamente 3 tipos de feriados, nacionais, estaduais e municipais. Os feriados nacionais são definidos pelas seguintes leis: nº 662 (de 1949), nº 6.802 (de 1980), nº 9.093 (de 1995, e nº 10.607 (de 2002). 

Data Feriado Motivação
1º de janeiro Confraternização Universal social
21 de abril Tiradentes cívica
1 de maio Dia do Trabalho social
7 de setembro Independência do Brasil cívica
12 de outubro Nossa Senhora Aparecida religiosa (católica)
2 de novembro Finados religiosa (católica)
15 de novembro Proclamação da República cívica
20 de novembro Zumbi e a Consciência Negra[5] civil
25 de dezembro Natal religiosa (cristã)
Mais em um município de Sergipe acontece todos os anos desde 2009 um feriado um pouco diferente: ´´o dia do evangélico“.
 O dia 30 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Evangélico, conseguido através do decreto de Lei Nº 12.328 que foi sancionado no ano de 2010 pelo presidente Lula, mas não institui um feriado nem ponto facultativo no Brasil.
A data já faz parte do calendário oficial de Brasília sendo que lá no Distrito Federal é feriado local, por isso vários órgãos deixam de prestar serviço, segundo informa alguns veículos noticiosos.
A instituição da data levanta polêmicas, de um lado pessoas que não aceitam que os evangélicos precisam de um dia no calendário oficial, já que outras religiões não possuem uma data para serem lembradas. De outro lado líderes cristãos que desejavam que o dia 30 se tornasse feriado nacional.

Sergipe

Data Feriado
8 de julho Autonomia política de Sergipe
8 de dezembro Dia de Nossa Senhora da Conceição

Data Feriado
02 de Fevereiro festa de N. Senhora da Guia
6 de Fevereiro aniversário da cidade
12 de dezembro Dia Municipal dos Evangélicos

Brigas a parte, a prefeitura de Umbaúba junto com os vereadores resolveram criar oficialmente no calendário do município o dia do Evangélico que é comemorado todo dia 12 de dezembro e respeitado como feriado do município. A data foi escolhida a dedo levando se em conta que no segundo domingo do mês de dezembro é comemorado o dia da Bíblia que por coincidência em 2011 é hoje o dia.
O tema Dia do Evangélico é um dos mais comentados no Twitter, entre chacotas e discussões muitas pessoas se manifestaram a respeito do que significa a data. “Dia do Evangélico? Não deveríamos ter dia nenhum. Todos os nossos dias devem ser do Senhor Jesus Cristo! A Ele toda a honra e toda a glória!”, escreveu Ciro Sanches Zibordi.
“Dia do Evangélico é a coisa mais tosca que já vi. Vamos viver o evangelho”, escreveu Thiago Matso, que atualiza o perfil Profetirando.
Tatiana Marinho do blog Crente Sem Glamour também resolveu escrever sua opinião sobre a data comemorativa: “A marca do cristão é o amor. A marca do evangélico é a vitória! Qual dos dois você tem? #DiadoEvangélico”.
E você leitor, o que acha de umbaúba ter criado um feriado especifico para os evangélicos? deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s