PROVAS DO VESTIBULAR 2012 DA UFS COMEÇAM NETE DOMINGO 27/11 E VÃO ATE A PRÓXIMA QUARTA 30/11.

O Processo Seletivo 2012 da Universidade Federal de Sergipe (UFS) acontecerá no período de 27 a 30 de novembro e é o maior concurso vestibular realizado no estado.  Nesta edição de 2012, São 29 mil candidatos às 5.490 vagas em 106 opções de cursos , distribuídas nos campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto. O vestibular 2012 será o último a ser aplicado da forma tradicional. A partir da seleção de 2013, a UFS vai adotar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de avaliação de desempenho dos candidatos às graduações presenciais, mas sem adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Segundo Manuel Leite Torres, da Coordenação de Concurso Vestibular (CCV), os estudantes que perderam o prazo de impressão do cartão terão uma segunda chance a partir da última segunda-feira, 21, no site da CCV.

Essa edição do vestibular tem mais quatro opções de cursoMedicina e Odontologia no campus de Lagarto; e, no campus São CristóvãoMatemática Aplicada e Ciências da ReligiãoCada formação oferta 50 vagasAlém das novas opçõesdois cursos tiveram aumento no número de vagas: Engenharia Civil, que passou de 80 para 100; e Biologia licenciatura passou de 30 para 40 vagas.
Entre os cursos mais concorridos estão Medicina, Enfermagem, Direito, Engenharia Civil e Serviço Social.

Conheça os novos cursos que entraram no vestibular 2012.


No vestibular 2012 a UFS apresenta quatro novos cursos – dois no campus de SãoCristóvão e dois no de Lagarto
processo seletivo 2012 da UFS traz na sua grade quatro novos cursosCiências da Religião (licenciatura, e não bachareladocomo informado anteriormente) eMatemática Aplicada e Computacional (bacharelado), para o campus de SãoCristovão, e Medicina e Odontologiaque  faziam parte na oferta do campus de SãoCristóvão, agora também serão ofertados no campus de Lagarto.
Ao todoserão oferecidos nesta edição do vestibular 5.490 vagas em 106 opções decursos nos campi de São CristovãoItabaianaLaranjeiras e Lagarto. As inscriçõesestarão abertas de 18 de julho a 5 de agosto. As provas ocorrem de 27 a 30 de novembro.
A criação dos cursos de Ciências da Religião e Matemática Aplicada e Computacionalfoi aprovada pelo Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Conepe) em reuniões realizadas nos dias 13 e 20 de junho, respectivamente.
Conheça mais sobre eles:
1 – Ciências da Religião
O curso apresenta duração de quatro anos, composto de uma carga horária de 2.805 horas que equivalem a 187 créditos, dos quais 159 são obrigatórios e 28 optativos. Com ingresso único no primeiro semestre letivo e com oferta de 50 vagas, funcionará no turno noturno no Núcleo de Graduação em Ciências da Religião, vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH).
A criação da graduação foi proposta pelo Grupo de Pesquisa em Ciências da Religiãodo CECH. O objetivo é formar profissionais para exercer a docência na disciplina atualmente denominada Ensino Religioso na rede pública e privada, tratando o fenômeno religioso como característica cultural dos povos e patrimônio dahumanidade.
Segundo o parecer do relator, professor Antônio Paixão, a proposta é de que o licenciado ao final do curso possa “identificar, questionar e se posicionar frente aos problemas religiosos que emergem da realidade social do mundo contemporâneo e elaborar reflexões críticas sobre a interconexão entre a teoria, a pesquisa e a prática religiosa, e assim, desenvolver as habilidades e competências necessáriaspara o ensino dos temas e textos religiosos”.
Peso das disciplinas nas provas do vestibular: Português (5), Matemática (1), Química (1), Física (1), Biologia (2), História (3), Geografia (3) e Língua Estrangeira (3).
2 – Matemática Aplicada e Computacional
O curso apresenta duração de quatro anos, composto de uma carga horária de 2.580 horas que equivalem a 172 créditos, dos quais 152 são obrigatórios e 20 optativos. Com ingresso único no primeiro semestre letivo e com oferta de 50 vagas, funcionará no turno vespertino, no Departamento de Matemática, vinculado ao Centro de Ciências Exatas de Tecnologia (CCET).
A proposta de criação do curso foi feita pelo Departamento de Matemática do campus de São Cristóvão. Segundo parecer do relator do processo de criação, professor Afrânio Bastos, o objetivo geral é de “qualificar os seus graduandos para a continuidade de seus estudos em nível de pós-graduação, visando tanto o desenvolvimento da pesquisa científica, quanto a capacitação de profissionais queatuem no ensino superior”.
Ainda de acordo com o parecer, a proposta é de que o bacharel em MatemáticaAplicada e Computacional possa ter, entre outros saberes, “conhecimento básico não-elementar da estrutura, funcionamento e programação de computadores que o habilite em transformar o computador em uma poderosa ferramenta científica a serviço do homem e sólido conhecimento da ciência e linguagem matemática, com capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão, integrando os seus conhecimentos matemáticos à multiplicidade de códigos socioculturais em diferentes áreas”.
Peso das disciplinas nas provas do vestibular: Português (4), Matemática – (5), Geografia (1), Química (1), Biologia (1), Língua Estrangeira (2), Física (4), História (1).


Cotas
O sistema de cotas da UFS reserva 50% das vagas a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais ou federais. Destas, 70% reservam-se a estudantes que se auto-declaram pardos, índios ou afrodescendentes. Cada curso de graduação oferta, ainda, uma vaga para candidatos portadores de necessidades educacionais especiais.




Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s