GOOGLE DOODLE HOMENAGEIA O CRIADOR DA FOTOGRFIA

O que já se tornou corriquerio no Google aconteceu hoje novamente e dessa vez com uma das mentes mais brilhates da Europa.. Nesta sexta-feira, quem acessar a página do site de busca irá se deparar com uma homenagem a Louis Daguerre, que foi pintor, físico, cenógrafo e inventor na França, e que no dia de hoje, estaria festejando seu 224º aniversário. Para comemorar a data, o Google inseriu em sua página uma imagem de um porta retratos com uma foto bem tradicional, como as primeiras fotografias tiradas. 

Louis Jacques Mandé Daguerre (Cormeilles-en-ParisiVal-d’Oise18 de novembro de 1787 — Bry-sur-Marne10 de julho de 1851) foi um pintor,cenógrafofísico e inventor francês, tendo sido o primeiro a conseguir uma imagem fixa pela ação direta da luz (1835 – o daguerreótipo).

No prosseguimento dos experimentos fotográficos de Joseph Nicéphore Niépce, a descoberta decisiva coube a Louis Daguerre, que em 1835 apanhou uma placa revestida de prata sensibilizada com iodeto de prata, que apesar de exposta não apresentava sequer vestígios de imagem, guardou-a displicentemente em um armário e ao abri-lo no dia seguinte, encontrou uma imagem revelada. Fez experiências, por eliminação com os outros produtos que estavam no armário, para descobrir que a imagem latente tinha sido revelada por acção do mercúrio.

Em 1837, ele já havia padronizado o processo que ainda tinha como grandes problemas, longo tempo de exposição (15 a 30 minutos), a imagem era invertida e o contraste era muito baixo. A imagem formada na chapa, depois de revelada, continuava sensível à luz do dia e rapidamente era destruída; Daguerre solucionou este último problema ao descobrir que, mergulhando as chapas reveladas numa solução aquecida de sal de cozinha, este tinha um poder fixador, obtendo assim uma imagem inalterável.
Daguerre tinha problemas financeiros e não conseguiu obter o apoio de industriais por querer manter secreta a parte fundamental do seu processo. Em1839, vendeu sua invenção, o daguerreótipo, ao governo Francês, tendo ficado a receber uma renda vitalícia de 6000 Francos anuais e Isidore Niépce, filho de Nicéphore, recebia 4000.


FONTE: Wikipédia
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s