VOCÊ GOSTA DE BEBIDAS ARTESANAIS. ENTÃO CONHEÇA A MELADINHA

Quando se fala em bebida como forma de cultura a opinião popular é quase unanime: bebida não é cultura, é vicio ruim.
em alguns pontos é verdade, porem devemos lembrar que a ligação da bebida com a cultura vem do fato de ele estar muito ou pouco presente em determinados fatos da história. e pensando e falando em bebida, na coluna cultura de hoje vamos mostra a história e ensinar como se faz uma boa e velha meladinha.

HISTÓRIA

A meladinha é um preparado misto de cachaça pura, mel – trocado por açúcar em alguns lugares, alho, cebola, folhas de: alecrim, losna, água da levante, arruda, pejo, palma, hortelã miúdo, alfazema, noz-moscada.
A meladinha é servida desde muito para celebrar ocasiões especias como, nascimento de um filho e batizados principalmente. algumas crenças e cultos religiosos de matrizes africanas utilizam a meladinha como bebida de alguns orixás – entidades da religião – como, iroko ou tempo, ossanhê, e caboclos – orixás de ligação indígenas.


RECEITA; Porção: 05 litros

Ingredientes:

  • 05 litros de cachaça pura
  • 500 ml de mel
  • Folhas de: arruda,alecrim, losna, água da levante, arruda, pejo, palma, hortelã miúdo, alfazema, noz-moscada e cebola branca.

Modo de preparo:

Cortar as folhas das ervas e colocar para ferver com um pouco de água o suficiente para ferver as folhas. Deixe ferver por 05 minutos. Tire do fogo e deixe esfriar. Acrescente o mel e misturem até dissolver totalmente. Coloque a cachaça e misture. Caso não fique doce acrescente mais mel, se ficar muito doce acrescente mais cachaça até ficar no ponto desejado.

Observação:

O enxarope tem um alto poder medicinal, ele é geralmente servido para aos visitantes das mulheres paridas para comemorar a chegado do novo membro da comunidade.
Anúncios
por Ágora BR. Postado em CULTURA

Um comentário em “VOCÊ GOSTA DE BEBIDAS ARTESANAIS. ENTÃO CONHEÇA A MELADINHA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s