QUAL QA CHANCE DO SEU TIME SER O CAMPEÃO DO BRASILEIRÃO 2011?

A vitória sobre o Cruzeiro, em Sete Lagoas, levou o Corinthians de volta ao topo da lista de favoritos ao título do Campeonato Brasileiro. Pelo menos, até quarta-feira, quando o Botafogo pode mudar o panorama caso vença o Santos, em jogo atrasado, na Vila Belmiro. Essa é a visão do matemático Tristão Garcia, que considera o Timão o grande vencedor da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, uma vez que venceu fora de casa, enquanto Vasco e Botafogo, segundo e terceiro colocados respectivamente, triunfaram como mandantes.
– O Corinthians foi o grande vencedor, pois tinha a rodada ‘podre’. A ‘podre’ é quando se joga fora de casa. Embora o Cruzeiro esteja em péssima fase, ainda é o Cruzeiro. A lógica era um empate ou uma vitória do Cruzeiro. Lógico que uma vitória do Corinthians é perfeitamente possível, mas não deu a lógica – explicou.
Vale destacar que o Timão tem uma nova “podre” a encarar no próximo domingo, quando enfrenta o Internacional, no Beira-Rio. Tristão atribui o crescimento das chances do time paulista em relação a Vasco e Botafogo principalmente em função das partidas posteriores ao duelo com o Colorado – contra Avaí (casa), América-MG (fora), Atlético-PR (casa), Ceará (fora), Atlético-MG (casa), Figueirense (fora) e Palmeiras (casa).
– O Corinthians praticamente decide sua vida no próximo domingo. Depois disso, sua tabela é mais tranquila do que a dos seus rivais. É um jogo tremendamente importante, pois o Inter também resolve sua vida. O Inter é o teoricamente o último adversário forte do Corinthians, que tem uma tabela excelente – insistiu.
Mesmo na quinta colocação, o Fluminense aparece com probabilidade maior de levantar o caneco do que o Flamengo: 8% contra 7% do Rubro-Negro. Segundo Tristão, o fato se dá por conta da grande fase que vive o Tricolor carioca, que tem a melhor campanha do segundo turno da competição. O aproveitamento recente é levado em conta pelo matemático.
– O Flamengo tem um aproveitamento de campeão nas últimas seis rodadas. Fez 14 pontos em 18 possíveis, uma média de 2,33 por partida. Mas o Fluminense vem numa crescente há mais tempo. Essa recuperação é a cara do Flamengo, que reage no final. Mas vamos pegar a rodada passada: no sábado, o Fla vence o Ceará fora de casa, um grande resultado. Aí no domingo o Flu bate o Palmeiras em São Paulo, um resultado maior ainda. Esse foi o principal fator para o Fluminense, mesmo com um ponto a menos, passar o Flamengo – elucidou.
Vitória do Botafogo sobre o Santos muda tudo
Na próxima quarta-feira, Santos e Botafogo se enfrentam em jogo adiado da 21ª rodada. Uma vitória coloca os cariocas na liderança tanto do Campeonato Brasileiro quanto nas chances calculadas por Tristão. Ele, porém, evita falar em números ainda.
– Vou deixar para passar os números certinhos após o jogo, mas o Botafogo volta a ser o time com mais chances se vencer. Além disso, diminui as possibilidades dos adversários. Assim como Inter x Corinthians, é uma decisão – avisou.
O matemático ainda explica por que o Botafogo, mesmo vencendo o Atlético-PR por 2 a 0, teve suas chances reduzidas de 29% para 25% após o último fim de semana.
– A vitória em casa sobre o Atlético-PR estava dentro do panorama, não altera o que já se esperava. A vitória do Corinthians fora de casa é que foi a premiada e, consequentemente, a responsável pela queda das chances do Botafogo. Isso, entretanto, muda caso vença o Santos na Vila Belmiro – concluiu.
São Paulo despenca
Grande perdedor da rodada, já que foi o único real candidato ao título a não pontuar no final de semana, o São Paulo viu suas chances despencarem para apenas 1% e agora está empatado com o Internacional.
Desde 2007, líder da rodada #30 não levanta o caneco
Apesar de liderar o Brasileirão e aparecer como favorito ao título, o Corinthians tem contra o histórico recente da competição. Desde 2007, quando o São Paulo foi campeão com sobras, o líder na 30ª rodada não fatura a taça.
Retrospectiva G4 Rodada 30 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Em 2008, o Grêmio liderava com 56 pontos, enquanto o campeão São Paulo aparecia apenas em quarto, com três pontos a menos. No ano seguinte, o Flamengo, que ficou com o título no final, era o segundo, com quatro pontos a menos que o Palmeiras, que somava 54. O Verdão, inclusive, terminou sem vaga na Libertadores. No ano passado, o Cruzeiro (54) tinha um ponto a mais do que o campeão Fluminense (53).

Uma peculiaridade desta temporada é a pequena diferença entre Corinthians e Flamengo. Desde 2006, quando o Campeonato Brasileiro de pontos corridos passou a ter 20 times, só em uma oportunidade (2008) o líder tinha apenas três pontos à frente do quarto colocado. Na ocasião, o Grêmio liderava (56), e o São Paulo fechava o G-4 (53).

Anúncios
por Ágora BR. Postado em ESPORTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s