CONCLUIDA LICITAÇÃO PARA COMPRA DE EQUIPAMENTOS PARA O TETRO ATHENEU

Por Maíra Andrade, da Ascom/Secult

A licitação para compra do equipamento cênico do Teatro Atheneu foi concluída e em breve um dos maiores espaços teatrais do Estado terá suas portas abertas ao público sergipano. A modernização do espaço será possível graças à liberação da verba pleiteada pelo Governador do Estado, Marcelo Déda, junto ao Ministério da Cultura (MinC). O investimento total na revitalização do Atheneu beira os R$ 3 milhões, sendo que a reforma estrutural já está pronta.

Teatro Tobias Barreto

Cinco empresas participaram do certame e a vencedora foi a ‘Palácio das Cortinas’, de São Paulo, que cobrou o menor preço para realizar o serviço. Será ela a responsável pela compra de mesa de luz e dimmer digital; diversos tipos de refletores, lâmpadas, máquina de fumaça e varas energizadas; sonofletores amplificados, console digital de mixagem com 32 canais, amplificadores, microfones, reprodutor e gravador de DVD.


Será adquirida ainda nova vestimenta cênica (cortinas, carpetes e similares), nova maquinaria de palco e reforma das poltronas, que garantirão mais beleza e conforto ao local.


Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a conclusão da licitação é muito importante e muito desejada pelo Governo e principalmente pelos agentes e produtores culturais do Estado. “Estamos muito felizes por poder entregar um novo, belo e moderno teatro aos artistas e sociedade de Sergipe em breve. Acreditamos que até dezembro toda a estrutura cênica estará instalada e o teatro pronto para a reinauguração”, explica a gestora.


A partir de agora, com a definição da empresa que realizará o serviço, tudo ocorrerá de forma gradativa. Segundo o diretor de Administração e Finanças da Secult, Iedo Filho, as intervenções devem começar logo. “A empresa terá um prazo de 90 dias para realizar todo o serviço. Esperamos entregar o teatro à população até o fim do ano, dentro de todos os padrões exigidos”, ressalta.


A assessora jurídica da Secult, Aline Magna Lima, destaca que o processo de reforma do Teatro Atheneu foi conduzido dentro dos parâmetros legais exigidos e, acima de tudo, com respeito ao dinheiro público. “Toda a documentação é produzida e analisada com muito zelo, página por página, sempre submetida à apreciação e autorização dos órgãos competentes”, explica. 


Sobre a empresa


O Palácio das Cortinas é uma empresa que atua no ramo de decoração e modernização de espaços cênicos há mais de 30 anos. Entre as grandes obras realizadas pela empresa, estão o Teatro Deodoro, em Maceió, que foi reinaugurado em 2010; o Teatro Nelson Rodrigues, em Guarulhos, na Grande São Paulo; e o Teatro Municipal de Marília, também em São Paulo. Além disso, a empresa realiza diversos serviços para o Sesc de Pernambuco.

Segundo o sócio técnico do Palácio das Cortinas, José Garotti, todo o material para instalação no Teatro Atheneu já está sendo providenciado e o processo de conclusão será bastante rápido. “Compraremos todo o material da mecânica cênica e depois iniciaremos a montagem dentro das medidas do espaço. A medida que a montagem da mecânica for acontecendo a parte de iluminação e sonorização também estará sendo instalada, agilizando ainda mais o processo”, promete.


Reforma estrutural


Muitas melhorias foram feitas no Teatro, como substituição do sistema de ar condicionado, reforma da bilheteria, administração e hall de entrada, assentamento de carpete na parte da platéia, pintura interna e externa, além de reforma da cobertura. O projeto se preocupou, também, em atender os deficientes, através de uma completa adequação de sanitários, construção de rampas e instalação de poltronas na platéia para deficientes visuais e cadeirantes.


Outras áreas que também receberam melhorias foram o assoalho do palco e o telhado, que estavam degradados pelo tempo. Além disso, alguns percalços ocorreram no decorrer na obra, como vazamentos nas paredes, que surgiram depois das fortes chuvas de inverno; necessidade de ajustes no projeto elétrico, que foi detalhadamente refeito; separação da parte hidráulica, sanitária e de esgotamento, que anteriormente era interligada ao Colégio Atheneu; e a troca do piso de mármore da escadaria de entrada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s