FANTÁSTICO MOSTRA A SITUÇÃO DO SAMU EM SERGIPE E BRASIL


Como haviamos anunciado aqui no Portal, o programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou na noite deste domingo, 25, as péssimas condições do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do e de Sergipe.  O fantástico esteve em sete estados brasileiro para averiguar denuncias recebidas e mostrar um raio X do estado desse serviço essencial a população.


REPRODUÇÃO: FANTÁSTICO / TV GLOBO

  • Em Sergipe

Em Sergipe, o programa da rede Globo destacou os problemas das ambulâncias do Samu, como veículos sem frei de mão (na cidade de Estância), uma com o estepe amarrado com ataduras. em outro caso, a ambulância estava com uma fita adesiva ajudando a segurar o volante. Há também casos de ambulâncias circulando irregularmente, sem documentação. http://emsergipe.com/mediacenter/player/47838 

  • Morte

O caso ganhou ainda mais repercução ao ser mostrado pelo programa o caso de uma paciente Dona Maria José Santos, de 41 anos, que precisou do Samu de Estância. Como a ambulância estava quebrada, veio uma de Boquim, a 30 quilômetros do local. Os atendentes decidiram levar a doente para Aracaju, onde fica o principal hospital do estado, mas no meio da viagem… “A ambulância quebrou, o cabo do acelerador, no meio da BR. Ficou mais ou menos meia hora para outra vir”, contou Izilaine Souza Santos, filha de Dona Maria, que morreu antes de dar entrada no hospital, três horas depois do pedido de socorro.Motivo da morte: a ambulância do Samu quebrou no meio do caminho. O Secretário de Saúde de Sergipe, Antônio Carlos Guimarães, reconheceu que houve demora no atendimento desta paciente, “Esse tempo foi insuficiente para chegar no momento necessário para dar a sobrevida ao paciente”, disse e anunciou que a Secretaria de Saúde vai comprar com dinheiro próprio mais 30 ambulâncias dentro de 90 dias. 

  • sobre as viaturas sem registro e placa

Ainda em Aracaju, a equipe de reportagem localizou seis ambulâncias do Samu sendo usadas irregularmente. Uma delas não tem placas, não tem documentação e, no Detran, nem existe. “Elas estão rodando com autorização especial, porque são ambulâncias recém-doadas pelo Ministério da Saúde”, alegou o secretario de Saúde de Aracaju, Silvio Santos. 

“Nós não podemos admitir isso. Não existe autorização especial para rodar sem placa. Nós vamos auditar e encaminhar ao Ministério Público e aos órgãos policiais. Isso é uma ilegalidade no Brasil”, afirmou Helvécio Magalhaes Junior, secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

  • Sobre a compra das novas ambulância  com recursos própios
Quando questionado sobre o estado das viaturas, o secretário de saúde do estado de Sergipe disse que vai adquirir 30 ambulância com recursos próprios. essa informação foi verificada pela equipe do portal alarde que constatou que no site da ASN – Agência Sergipe de Noticias, já havia anuncio da compra dessas viatura e com data anterior a um dia reportagem.





Anúncios
por Ágora BR. Postado em SAÚDE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s