PRÊMIO ´´PEREIROU XEREM-MELHORES DO ANO“ 7ª EDIÇÃO

Liderados pela voz firme da Diretora e Idealizadora do Grupo a Professora D. Josefa, 38 mulheres e 02 homens encaram com empolgação a rotina dos ensaios semanais. O Grupo Cultural Dança Peneirou Xerém, é um grupo sem fins lucrativos, criado em 01 de junho de 1989, num Curso de terapia Ocupacional realizado na comunidade do bairro castelo Branco.

 Nosso objetivo é reintegrar essas pessoas junto à sociedade e o resgate a cultura, além de sensibilizar e informar através da Dança e da Música, todo entusiasmo e virtude como uma fonte de descontração, aliada à reflexão maior e ao respeito de seus direitos e a inclusão a cidadania. Surgiu através do entrelaçamento de histórias do cotidiano das seis mulheres que inicialmente formavam o ‘Peneirou Xerém’, batizado dessa forma em homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga. O cotidiano na roça, o cultivo do milho e as lendas do sertão inspiravam as melodias que, segundo elas, contam a própria história do São João sergipano.

Tem como símbolo a Peneira. Toda essa alegria já lhes renderam vários convites como representar o Estado de Sergipe no pelourinho Cultural em Salvador/BA, Casa do Samba em Santo Amaro da purificação/BA, Serra Talhada/PE na Cidade de Lampião no Encontro de Xaxado, Caruaru/PE, Bonito/PE, Brasilia/DF, Taguatingua/DF e em 2012 já é presença marcada nas Cidades de São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. Tudo isso é pela dedicação de todos que fazem o Peneirou Xerem nestes 22 anos de trabalho, alegria e tradição.
A alegria de viver expressada por seus componentes de faixa etária de 40 a 87 anos, além da participação de crianças, netos e netas destes, a Dança Peneirou Xerém deixamos sua marca em vários locais e eventos que nos apresentamos, demonstrando nossas comidas típicas onde cada componente representa uma das nossas comidas típicas.
Os instrumentos destacados e utilizados são o PILÃO, a PENEIRA e o RALO, para os preparos danossa farinha de mandioca, nossos beijus de tapioca, quando na naquela época não existia moinho. O Grupo, passou a desenvolver umtrabalho voltado a conscientizar cada pessoa, que o melhor mesmo da vida é “Viver e não ter a vergonha de ser feliz” (Gonzaguinha)
Vale ressaltar que além da Dança Peneirou Xerem, realiza toda sua atividade durante todo o ano com eventos, passeios, palestras, cursos e teatro.



Anúncios
por Ágora BR. Postado em CULTURA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s