ROMÁRIO QUASE FOI PEGO PELA LEI SECA

Romário e pego pela lei seca mas ficará apenas cinco dias sem carteira.

famoso pelo seu talento no futebol e pela arte de causar polemica, o agora ex-jogador e atual deputado federal pelo PSB do rio Romário, entrou em mais uma.
Dessa vez ele foi pego pela lei seca em uma avenida carioca após sair de uma boate na madrugada do ultimo domingo. ao se recusar a fazer o teste do bafômetro, ele recebeu uma multa de R$ 957,57, sete pontos na carteira e a suspensão da CNH por cinco dias. 
Essa é a segunda vez que ele foi pego na lei seca, e na ocasião também se recusou a fazer o teste. mais tarde no Twitter, ele usou de toda a sua duvidosa razão para se explicar.

O digníssimo parlamentar soltou o verbo no Twitter. “Não é novidade que vocês sabem que eu não bebo, né? E também não é novidade que já fui parado outras vezes. Como qualquer cidadão, tenho direito de recusar, e foi o que fiz e farei sempre: usar meu direito”, afirmou o ex-jogador. 

O deputado falou em seu Twitter que vinha de uma festa junina na casa da sua mãe, e falou que fará isso todas as vezes que for parado.

A pena para quem for pego dirigindo sob a influencia de álcool ou qualquer outra substancia que psicoativa que cause dependência sera punida sob a forma da lei descrita  capitulo segundo artigo 165.

II – o caput do art. 165 passa a vigorar com a seguinte redação: 

“Art. 165.  Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: 
Infração – gravíssima; 
Penalidade – multa (cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses;

 Medida Administrativa – retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação.

 Mas pelo que entendemos esse tipo de lei não se aplica a determinadas pessoas, como nesse caso em específico onde a carteira será recolhida por cindo dias apenas.
nesse caso duas coisas nos chama a atenção:
1ª – o fato dele esta vindo de uma festa junina em pleno 10 de julho. mesmo sabendo que no sudeste ele comemoram determinadas datas alheias as tradições que a seguem, isso é estranho demais, até pelo fato de ele ter sido visto na Boate Nuth, na Barra da Tijuca, prestigiando o show do Mc Naldo.
2ª – a lei prevê que a punição só sera dada se o condutor estiver acima de 2mg de álcool por litro de sangue. Se não fosse esse o caso, ele não teria nenhum problema em fazer o teste.


Mas ele não foi o único político pego pela lei seca, este ano, no Rio, a Lei Seca pegou pelo menos dois outros políticos, que ficaram sem a carteira e receberam a mesma multa de Romário por se recusarem a soprar o bafômetro. Em abril, foi o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Em junho, a vez foi do ex-deputado federal Índio da Costa.


Romário pode se considerar sortudo. Se a punição ainda tivesse  vigor para ele, a duração que é de 12 meses, seria aplicada sob a disposição legal, e ele estaria proibido de dirigir em rodovias federais. Em 2010, Romário também se recusou a fazer o teste do bafômetro.


Atitudes desse tipo nos faz pensar que a lei precisa mudar a forma usada para punir os infratores, pois dessa forma como é hoje não esta funcionando, o que nos deixa uma margem de interpretar que ou a lei é ineficaz para determinadas pessoas,ou as pessoas que as aplica não tem a competência suficiente para lidar com esses transgressores.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s