HACKERS E CRACKERS, QUAL A DIFERENÇA?

Nos dias atuais e muito comum ouvir falar em hackers ao assistir noticias na TV ou ler nos jornais, mais o que é um hacker… Como ele age … Qual a sua real intenção?
HACKER

Originalmente, e para certos programadores, hackers (singular: hacker) são indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas.

HACKER

Originário do inglês, o termo hacker é utilizado no português. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal. Eles geralmente são de classe média ou alta, com idade de 12 a 28 anos. Além de a maioria dos hackers serem usuários avançados de Software Livre como os BSD Unix (Berkeley Software Distribution) e o GNU/Linux, a verdadeira expressão para invasores de computadores é denominada Cracker e o termo designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos.

Existe um código de Ética Hacker, e que equivocadamente vem sendo usado de forma erronia referindo-se a pessoas relativamente sem habilidade em programação e sem ética, como criminosos que quebram a segurança de sistemas, agindo ilegalmente e fora da ética hacker. O problema é quando os crackers e script kiddies são referidos como hackers pela imprensa, por falta de conhecimento, gerando uma discussão sem fim.
Pensar desse modo, e vandalizar e desprezar tudo que foi construído e conseguido através da mente de grandes gênios hacker que agem dentro da ética como:

LINUS TORVALDS, CRIADOR DO S.O LINUX

Nesse sentido, os hackers seriam as pessoas que criaram a Internet, fizeram do sistema operacional Unix o que ele é hoje, mantêm a Usenet, fazem a World Wide Web funcionar, e mantém a cultura de desenvolvimento livre conhecida atualmente. É comum o uso da palavra hacker fora do contexto eletrônico/computacional, sendo utilizada para definir não somente as pessoas ligadas a informática, mas sim os especialistas que praticam o hacking em diversas áreas.

Partindo desse ponto podemos nota que esta havendo uma grande confusão na divulgações de noticias sobre ataques a sites de governos e multinacionais mundo a fora. Esses ataques estão sendo atribuídos a Hackers, quando na verdade estão sendo praticados por Crackers. Mas qual a diferença entre os dois?


CRACKER
Logo acima no inicio deste post vimos a definição de o que é e como age um Hacker, vejamos agora a definição de Cracker. Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética.

CRACKER



 Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico do termo hacker. O uso deste termo reflete a forte revolta destes contra o roubo e vandalismo praticado pelo cracking.

Nós aqui no TMRC usamos os termo ‘hacker’ só com o seu significado original, de alguém que aplica o seu engenho para conseguir um resultado inteligente, o que é chamado de ‘hack’. A essência de um ‘hack’ é que ele é feito rapidamente, e geralmente não tem elegância. Ele atinge os seus objetivos sem modificar o projeto total do sistema onde ele está inserido. Apesar de não se encaixar no design geral do sistema, um ‘hack’ é em geral rápido, esperto e eficiente. O significado inicial e benigno se destaca do significado recente – e mais utilizado – da palavra “hacker”, como a pessoa que invade redes de computadores, geralmente com a intenção de roubar ou vandalizar. Aqui no TMRC, onde as palavras “hack” e “hacker” foram criadas e são usadas com orgulho desde a década de 1950, ficamos ofendidos com o uso indevido da palavra, para descrever atos ilegais. Pessoas que cometem tais coisas são mais bem descritas por expressões como “ladrões”, “cracker de senhas” ou “vândalos de computadores”. Eles com certeza não são verdadeiros “hackers”, já que não entendem os valores “hacker”. Não há nada de errado com o “hacking” ou em ser um “hacker”.
— TMRC (Tech Model RailRoad Club)
Existem vários tipos de Crackers e o que os  determinam são as especificações da sua linha de ação. Vejamos abaixo alguns deles.
1.     Crackers de Criptografia: Termo usado para designar aqueles que se dedicam à quebra de criptográfia (cracking codes). Tal procedimento pode ser executado tanto com lápis e papel bem como com uso de computadores, tudo depende da fonte do problema a ser solucionado.

2.     Crackers de softwares: Termo usado para designar programadores e decoders que fazem engenharia reversa de um determinado programa, ou seja, alteram o conteúdo de um determinado programa pra fazer funcionar de forma correta, muitos crackers alteram datas de expiração de um determinado programa pra fazer funcionar mais de 30 dias, ou seja, modificam o modo trial para utilizar como se fosse uma cópia legítima, ou fazem um desvio interno na rotina de registro do programa para que ele passe a aceitar quaisquer seriais, tais softwares alterados são conhecidos como warez.

3.     Desenvolvedores de vírus, worms, trojans e outros malwares: programadores que criam pequenos softwares que causam danos ao usuário.
Em qual quer um desses tipos citados, a intenção é a de agir de forma maliciosa e em proveito próprio quase sempre.
Outra coisa muito comum e confundir pessoas que se auto- intitulam Hacker ou Cracker apenas por disponibilizar em sites na internet contundo, de forma que seriam pagos de forma gratuita mais que não entendem nada d como produzi-lo, esses são apenas distribuidores ,ou em outros casos
Indivíduos que repassam vírus somente com o intuito de prejudicar o PC que fica fora do ar por alguns minutos e ficam requerendo a autoria só para ficarem famosos, esses são os pichadores.
Sendo assim, de outra vez que ouvirem nos noticiários, leia em jornais ou vejam na internet notas de ataques, parem e pensem na diferença entre o Hacker e o Cracker e diante do tipo de ação praticada tente identificar qual dos dois é o responsável por aquela forma de ação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s