ALLI ABDULLAH SALEH DEIXA O IÊMEN PARA TRATAMENTO E O POVO COMEMORA

A população da capital iemenita comemorou hoje nas ruas o fato de o presidente Ali Abdullah Saleh, que governa o Iêmen com mão de ferro há mais três décadas, ter deixado o país para receber tratamento na Arábia Saudita depois de ter sido atingido por estilhaços de uma bomba num ataque contra o palácio presidencial. Moradores de Sanaa dançaram nas ruas, cantaram e sacrificaram animais em comemoração, na expectativa de que a saída de Saleh represente uma vitória da campanha iniciada há três meses para o presidente deixe o poder. Porém, em meio à atmosfera festiva de Sanaa, os moradores ainda temem pelo retorno de Saleh ou por eventuais tentativas de arruinar o país caso ele não consiga voltar.
ALI ABDULLAH SALEH
Na Arábia Saudita, fontes sauditas e iemenitas informaram que o ditador foi submetido a duas cirurgias, afirmaram que ambas transcorreram com sucesso e disseram que Saleh estará pronto para retornar ao Iêmen depois de duas semanas de “repouso”. Nas cirurgias às quais Saleh foi submetido, médicos retiraram de seu peito estilhaços que o feriram num ataque ao complexo presidencial na sexta-feira.
“Nós vamos atuar com toda nossa força para impedir que ele volte”, declarou Mohammed Qahtan, líder da oposição no Parlamento. “Nós vemos isso como o começo do fim de seu regime tirânico e corrupto”, declarou. Já um porta-voz da situação disse à emissora de televisão Al-Arabiya que “o presidente Saleh retornará ao Iêmen dentro de alguns dias”.
O Iêmen enfrenta distúrbios em meio ao descontentamento da população diante da extrema pobreza, da desnutrição e da falta de liberdade em um país afetado por conflitos tribais e pela presença de um ramo ativo da rede extremista Al-Qaeda em seu território. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

VIA  PARANÁ ONLINE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s