CAMPANHA EM PROL DO HOSPITAL DO CANCER DE SERGIPE DECOLA

UMBAÚBA imagem Rls Studios

A CAMPANHA EM PROL DO HOSPITAL DO CÂNCER DE SERGIPE DECOLOU DE VEZ E GANHA CADA DIA MAIS O APOIO DA POPULAÇÃO DO ESTADO TODO. HOJE SEGUNDA FEIRA DIA 23 DE MAIO, A EQUIPE DE COLETA DAS ASSINATURAS PARA O ABAIXO-ASSINADO QUE VAI SER ENVIADO A BRASILIA ESTA NA CIDADE DE UMBAÚBA, REGIÃO SUL DE SERGIPE. PARA QUE VOCÊS ENTENDAM MELHOR ESSA CAMPANHA, VAMOS LER O TEXTO A SEGUIR.

Texto: Petrônio Andrade Gomes (Médico neurocirurgião, presidente da Somese e membro da Academia Sergipana de Medicina)
Foi por volta de 1960 que se aventou pela primeira vez a construção de um hospital de câncer em Sergipe, através do Dr. Jorge Sampaio de Marsillac Motta, médico gaúcho que tinha relações de parentesco em Aracaju, viajando constantemente por essas plagas. Cirurgião oncológico, diretor do INCA (Instituto Nacional do Câncer), especialista em Cabeça e Pescoço, nascido em 30 de abril de 1911, no RS.

Plantada a ideia, Dr. Jorge escolheu e levou Dr. Osvaldo da Cruz Leite (filho do Dr. Augusto Cezar Leite) para o INCA, iniciando-o nos segredos da radioterapia. De volta a Aracaju, Dr. Osvaldo começou a trabalhar no Hospital de Cirurgia, lá instalando o 1º aparelho de radioterapia. Tenho orgulhosamente, em minha biblioteca, os livros de radioterapia pertencentes ao grande médico.

Outro médico, então deputado federal naqueles idos sessenta, Lourival Baptista, entusiasmou-se pela ideia. Entrando em contato com a diretoria e médicos colegas do Hospital Santa Isabel, ficou acertada a doação de parte do terreno para a construção do Hospital do Câncer.

Esse terreno hoje engloba o Hospital da Polícia Militar. Não havendo empenho do governo estadual para essa construção, passou-se para a Polícia Militar.

Após tantos anos, eis que chega uma notícia alvissareira, através de um outro médico, então deputado federal, Eduardo Amorim, que disponibilizou uma emenda de bancada para a construção do Hospital do Câncer. Dessa vez, a população de Sergipe não poderá deixar passar em branco. Talvez seja oportunidade única! Conclamamos o Governo de Sergipe, na pessoa do sr. Marcelo Déda, que abrace esse projeto. Vamos fazer uma grande corrente em benefício de todos nós, principalmente daqueles que mais sofrem.

Para o ano de 2011, são estimados mais de 4 mil novos casos de câncer em Sergipe. São mais de 1.600 em homens e 2.000 em mulheres. O câncer de próstata será o mais devastador, atingindo mais de 520 casos e os de mama e de colo de útero atingirão mais de 600 mulheres. Desses casos, 50% necessitarão de radioterapia, cirurgia oncológica e quimioterapia.

Esses serviços não são ofertados satisfatoriamente em nosso Estado, infelizmente. Temos apenas 2 aparelhos de radioterapia, quando necessitamos de mais 2. Cada aparelho comporta apenas 75 procedimentos/dia, mas atualmente faz mais de 110/dia, todos os dias da semana. A consequência disso é a quebra periódica, alterando todo o procedimento terapêutico nos pacientes, piorando uma doença que já é grave. A mortalidade aumenta, inexoravelmente. Os nossos doentes estão espalhados pelo HJAF, dificultando o tratamento. Mais de 140 pessoas fazem tratamento fora de Sergipe, onerando as contas públicas. Não se fazem cirurgias oncológicas no HJAF, por falta de espaço. Enfim, temos graves problemas ainda a resolver, antes de vir o Hospital, mas que não deve ser motivo para que não lutemos por ele.

Conclamo, pois, a classe política de Sergipe para que se uma, pelo menos nesta vez, em benefício de toda a sociedade sergipana, que a elegeu para defendê-la. )

ALGUMAS IMAGENS DA COLETA DE ASSINATURAS FEITA EM UMBAÚBA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s