DIA DO FAXINEIRO E DO GARI

OLÁ POVO DA GRANDE REDE BOM DIA …
E HOJE É UM DIA MUITO ESPECIAL, É O ´´ DIA DO FAXINEIRO E DO GARI “.
(ORIGEM DO TERMO
O surgimento do termo gari, que provém do nome de Pedro Aleixo Gari. Durante o Império, ele assinou o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir, no Rio de Janeiro, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos. Os cariocas, que se acostumaram com esse trabalho, sempre mandavam chamar a “turma do gari”. Aos poucos e de tanto repetir, a população associou o sobrenome de Aleixo Gari aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas. )

AQUELES BONS E ONESTOS SERVIDORES QUE AO CONTRARIO DE OUTRAS PROFISSÕES, DEDICAM BOA PARTE DE SUAS VIDAS PARA LIMPARA A NOSSA SUJEIRA, E HÁ QUEM DIGA QUE ELES SÓ FAZEM ISSO POR QUE NÃO SABEM FAZER OUTRA COISA.

É FATO QUE ELES COM OUTROS POR AI NÃO TIVERAM AS MESMAS OPORTUNIDADES NA VIDA´POREM NADA OS DESVIOU DO CAMONHO DA HONESTIDADE, E A PROFISSÃO É DIGNA COMO QUALQUER  OUTRA.
ISSO É  UM FATO VERIDICO DE FORMA QUE NO RIO DE JANEIRO EM 2009, UM CONCURSO PARA GARI TEVE PESSOAS COM FACULDADE, MESTRADO E ATÉ DOUTORADO INSCRITOS, EM INTREVISTA ALGUNS DOS INSCRITOS RELATARAM ´´ Aluno do segundo período de história da Estácio de Sá, no Rio, Luiz Carlos da Silva, 23, disse ter ouvido muitos comentários preconceituosos dos colegas quando contou que disputaria uma vaga de gari.
“Disseram que eu era maluco, que eu ia ficar fedendo a lixo… Mas a faculdade hoje não garante emprego nem estabilidade para ninguém. Eu quero segurança”, diz ele, que, no entanto, planeja continuar estudando para no futuro trocar o trabalho de gari pelo de professor de escola pública.
“Meu sonho é dar aula, é o que eu gosto de fazer”, afirma o estudante de história.
Já Ronaldo Carlos da Silva, 42, ex-aluno do curso de letras da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), vê no concurso de gari a chance de reorganizar a vida, após um ano de desemprego.
Se for bem-sucedido, pretende voltar à sala de aula, que teve de abandonar quando ainda estava no terceiro período do curso -sem trabalho fixo, tinha dificuldades até para pagar o transporte para ir à universidade. Insatisfeito com a faculdade de letras, porém, quer cursar direito. “Vou fazer um curso preparatório”, planeja.
Também desempregada, Thaiane do Prado Gomes, 21, estranhou ao ouvir que iria disputar vagas com pessoas com curso superior e até mestrado e doutorado. “Isto aqui é para quem não tem escolaridade. Para os outros tem mais oportunidade. Eu mesma, que completei o segundo grau, fiquei na dúvida se devia me inscrever.” “


SÓ BORIS CASOI TEVE A INDECENCIA DE
CHINGAR OS GARIS EM REDE NACIONAL

ISSO SE DÁ POR DOISS MOTIVOS NOTAVEIS: É UMA PROFISSÃO COMO OUTRA QUALQUER E DESSA FORMA NÃO FAZ VERGONHA A NINGUEM, E SEGUNDO A OPORTUNIDADE DE UM TRABALHO FIXO NO SERVIÇO PUBLICO. COM ESSES ATRATIVOS CADA VEZ MAIS PESSOAS PROCURAM POR CONCURSOS QUE OFERECEM ESSE TIPO DE PROFISSÃO.
AH! E O FAXINEIRO? O FACHINEIRO É UM DOS TANTOS NOMES QUE O GARI RECEBE PELOBRASIL A FORA. SEGUNDO A DEFINIÇÃO DO DICIONÁRIO, FAXINEIR O É O TERMO UTILIZADO PARA DEFINIR O PROFISSIONAL ESPECIALISTA E QUE TRABALHA ESPECIFICAMENTE COM LIMPESA SEJA ELA DE RUAS OU AMBIENTES INTERNOS.
PORTANTO, HOJE Ó O DIA DO GARI FAXINEIRO, FAXINEIRO, ZELADOR, LIXEIRO ….  E O PORTAL ALARDE QUER PARABENIZAR TODOS ESSES PROFICIONAIS.

PARABÉNS A TODOS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s